Cosmotécnicas Amazônicas
inteligência coletiva local capaz de cultivar autonomia tecnológica e soberania de dados
Rádio Cosmo no X FOSPA Belém
No período de 28 a 31 de julho de 2022, foi realizado o FOSPA – Fórum Social Pan-Amazônico na UFPA – Universidade Federal do Pará. O FOSPA é um conjunto de movimentos, articulações e povos de toda a Pan-Amazônia, composta por nove países: Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, que nesta edição reuniu-se para combater o fascismo, autoritarismo, defender os territórios e autogoverno dos povos, nas florestas, rios, campos e cidades, além da luta para deter a destruição ambiental da Amazônia.
A Nômade Tecnologias esteve participando da organização do evento contribuindo para a construção da estratégia de comunicação, transmissão das rodas de conversa que ocorreram através das chamadas Casas de Saberes e Sentires. Mas também deu uma importante contribuição para a informatização do credenciamento dos participantes e emissão dos certificados relacionados ao evento, através da solução Certifica, desenvolvida pela empresa.
O ponto alto da participação do evento deu-se através da parceria inter continental com a Infinity Labs que através do intercâmbio de conhecimentos entre as duas instituições viabilizou a criação da Rádio FOSPA. Sistema que foi organizado para que a equipe de comunicadores e artistas, entre eles o radialista Nagi Sanches e o artista Raulê Assunção, pudessem realizar um maravilhoso trabalho de documentação de ativistas e de movimentos sociais que a partir dos estúdios, montados na sala Qb3 da FAOC no Campus básico da universidade, participaram de programas de entrevista na grade de programação da rádio.
Dentre as entrevistas que foram realizas destaca-se a roda de conversa de avaliação do evento CODA Amazônia (Conferência de Jornalismo de Dados da Amazônia) que ocorreu na UFPA como evento preparatório do Fórum Social Panamazônico. Esta iniciativa foi realizada no contexto do programa Vozes pela Ação Climática e teve como entidade organizadora a OKBR (Open Knowledge Brasil) e as demais organizações que fazem parte da Coalizão Ecossistema de Dados da Amazônia que são: Casa Preta, Coletivo Puraqué, Infoamazonia e PyLadies Manaus.
Segundo palavras do coordenador geral do Fórum Social Panamazonico, o cineasta Luiz Arnaldo que inclusive foi um dos principais incentivadores para a criação da Rádio FOSPA, a programação da web rádio foi de fundamental importância para dar ainda mais força às vozes dos povos e ativistas que trabalham em defesa da Amazônia.
Realmente foi uma ação muito exitosa e contou com a colaboração à distância de Rama – Xicnet e presencialmente de Luiz Sanches e Jader Gama, que fazem parte do projeto de colaboração internacional chamado Cosmotécnicas Amazônicas. O sistema continua no ar e a partir deste mês de setembro de 2022 inicia uma nova fase com uma grade de programação voltada para debates sobre tecnopolítica e ferramentas digitais livres. Por sinal, a solução livre adotada foi o Azuracast.
A experiência também está sendo levada para a Fundação Escola Bosque na região insular de Belém, onde o radialista Nagi Sanches fará uma série de oficinas de web rádio para professores e estudantes com o intuito de colocar no ar, novamente, o projeto da Rádio Educativa Curupira.
Vida longa ao Rádio!
Denunciar um problema
Este conteúdo é impróprio?
0 comentários
Carregando comentários...
Adicione o seu comentário
Entre com sua conta ou inscreva-se para adicionar seu comentário.
Carregando comentários...